Verdura é popularmente o nome dado as folhas comestíveis de uma hortaliça. Confira diversos tipos de verduras e entenda os benefícios e cuidados com cada uma:

Agrião

Nome científico: Nasturtium officinale

Sazonalidade: abril a junho

Verdura com origem no sudeste da Ásia, o agrião faz parte da família das crucíferas e pode ser consumido cru ou cozido, mas a forma crua é mais recomendada para manter os nutrientes da hortaliça. É uma ótima fonte de vitamina C, ferro, cálcio e sais minerais. O agrião é indicado para prevenir problemas gastrointestinais e infecções no trato urinário. Além disso, também ajuda na cicatrização e combate à tosse e bronquite. É muito usado em saladas, sucos, omeletes, sopas e tortas. Compre sempre as folhas mais verdes e firmes. Consuma a verdura até duas vezes por semana.

Alcachofra

Nome científico: Cynara scolymus

Sazonalidade: agosto a novembro

A alcachofra é uma verdura da região mediterrânea da Europa e Ásia e foi bastante consumida durante a Grécia Antiga e Idade Média. É uma flor comestível que pertence a grupo das angiospermas. Possui um alto valor nutritivo com boa quantidade de fibras, potássio e vitamina C. Além disso, ajuda na redução do envelhecimento das células, diminui o mal colesterol e possui efeitos diuréticos e laxativos. Para consumi-las você deve escolher as folhas maiores e firmes caso queira recheá-la. As alcachofras menores são mais indicadas para saladas. Caso queira congelá-las é preciso cozinhar antes de levar ao congelador.

Alface

alface crespa

Nome Científico: Lactuca sativa

Sazonalidade: maio a novembro

A alface tem origem asiática e estima-se que já era consumida pelos gregos, romanos e egípcios. Essas folhas contém uma grande quantidade de vitamina A e C e minerais como o ferro e o cálcio. Há especulações de que a alface tem propriedades calmantes e antialérgicas. Além disso, ajuda no combate da insônia. As mais comuns são a alface romana, crespa, butterhead e repolhuda. No supermercado escolha as folhas mais brilhantes e sem manchas. Para guardá-la na geladeira é preciso colocá-la em um saco plástico onde pode ficar de cinco a sete dias. A alface deve ser consumida crua em refeições, sanduíches e saladas.

Almeirão

Nome Científico: Cichorium intybus intybus

Sazonalidade: abril a dezembro

Verdura originária da Europa Mediterrânea, o almeirão já era utilizado pelos romanos. Essa hortaliça é fonte de cálcio, ferro, fósforo e vitaminas. Também possui ação analgésica, laxativa e oxidante. O almeirão tem um gosto amargo sendo ideal para fazer saladas e pratos quentes. Na hora de comprá-lo escolha os maços com cuidado para que não amasse ou rasgue as folhas e opte pelas que estiverem mais firmes e verdes. Guarde na geladeira até 3 dias depois da compra em um saco plástico ou vasilha tampada.

Brócolis

Nome Científico: Brassica oleracea var. Italica Plenck

vegetais cozidos

Sazonalidade: maio a outubro

O brócolis é uma vegetal da família Brassicaceae que conta com mais de 3000 espécies. Começou a ser consumido na Ásia Menor, mas desde o Império Romano é um alimento muito consumido pelos europeus. Esse vegetal possui poucas calorias, rico em vitaminas, cálcio e ferro. Previne a incidência de câncer e combate a ansiedade e problemas de estômago. Ele pode ser consumido cru em saladas ou cozido em diversos pratos quentes como sopas, refogados ou suflês. Evite cozinhá-lo muito, pois há perda das propriedades nutricionais. Deve ser guardado por no máximo uma semana na geladeira.

Broto de Alfafa

Nome Científico: Medicago sativa

Sazonalidade: ano todo

O broto de alfafa se adapta facilmente aos diferentes tipos de solo e clima, por isso, pode ser encontrada em diversas regiões do mundo. Rico em vitamina A, ferro, vitamina C, fósforo e magnésio. Além disso, melhora o sistema imunológico e previne o aumento da pressão arterial e a anemia. Na compra observe se há excesso de umidade e se a cor está entre o branco e verde claro. Com um gosto suave, ele é utilizado para enfeitar pratos ou consumido em saladas, pratos quentes ou sanduíches.

Broto de Bambu

Nome Científico: Bambusa sp.

Sazonalidade: agosto a outubro

De origem asiática, o broto de bambu passou a ser consumido no Brasil por influência dos imigrantes orientais. É rico em fibras, fósforo, potássio, cálcio, proteína vegetal e vitaminas. Os chineses usam o broto de bambu na prevenção contra doenças cardiovasculares e digestivas. Consuma os brotos que tiverem a ponta amarela e forem mais grossos. Utilize nas saladas (pode substituir o palmito), sopas, caldos e pratos refogados.

Broto de Feijão

Nome Científico: Vigna radiata

O broto de feijão possui baixa caloria e conta com vitamina C e B6. Ajuda na defesa do organismo e combate o envelhecimento e radicais livres. Ele surgiu na região da Indonésia e China sendo levado ao Japão pelos monges. Curiosidade: esse broto também é chamado de Moyash e era plantado nos navios japoneses durante a 2º Guerra Mundial. Ele pode ser consumido cru, em sucos, em pratos quentes (principalmente refogado) ou em saladas. Faz parte de muitos pratos indianos e chineses. Para conservar lave os brotos na água, escorra bem e evite deixar mais de um dia na geladeira.

Cebolinha

Nome Científico: Allium fistulosum

Sazonalidade: fevereiro a julho

A cebolinha tem características antibióticas e contém vitamina C e A, fósforo e cálcio. Estima-se que tenha surgido na China há quatro mil anos. Ela é vendida em maços e na hora da compra é preciso ter cuidado para pegar somente as que tiverem as folhas mais verdes e inteiras. Em casa lave, pique a cebolinha e coloque em uma vasilha fechada para conservá-la por alguns dias na geladeira. Muito utilizada na culinária para enfeitar pratos e também para temperar molhos, peixes, saladas, sopas e pratos cozidos.

Coentro

Nome Científico: Coriandrum sativum

Sazonalidade: primavera e verão

O coentro surgiu em países do Oriente Médio e no sul da Europa. Atualmente é muito usado nos pratos asiáticos e hispânicos. É uma planta que fornece vitamina A, ferro fibras, magnésio e ajuda a combater os radicais livres. Na hora da compra dê preferência aos maços com folhas bem verdes e sem manchas. Evite os que tiverem talos moles e amarelados. Em casa lave-os e guarde em vasilhas ou em uma sacola por até dois dias protegido da umidade. É muito usado em pratos com frutos do mar, carnes brancas, ceviches, etc.

Couve

Nome Científico: Brassica oleracea L.

Sazonalidade: junho a outubro

Essa hortaliça é cultivada no Brasil desde os tempos em que o país ainda era uma colônia. A couve pertence a família das Brassicaceae e é rica em ferro, iodo, minerais e vitaminas. Ajuda na prevenção de cólicas menstruais, artrite, problemas no fígado e ameniza a prisão de ventre e as ressacas. Quando for comprar atente-se se as folhas estão verdes e firmes para que a durabilidade seja maior. Para conservá-la é preciso guardá-la em um saco ou recipiente fechado para uma duração de uma semana caso as folhas estejam inteiras. Pode ser consumida como suco, salada ou em pratos quentes como omeletes, quiches, sopas, assados e pastéis.

Espinafre

folhas de espinafre

Nome Científico: Spinacia oleracea

Sazonalidade: ano todo

O espinafre tem origem asiática e era muito utilizado durante a Idade Média. Ele pertence a família das amarantáceas e ficou muito conhecido graças ao desenho infantil Popeye. Rico em ferro e vitamina A, o espinafre tem ação antioxidante e ajuda a combater problemas no sangue e no intestino. Pode ser consumido cru, cozido ou refogado. Na hora da compra opte pelos que tiverem as folhas mais verdes e evite as de coloração verde-amarelada ou com pontos escuros. Para guardá-lo é preciso lavar as folhas, secá-las e colocá-las em um plástico para armazenar na geladeira. Pode ser conservada por dois ou três dias.

Hortelã

Nome Científico: Mentha crispa L

Sazonalidade: fevereiro a outubro

A hortelã era muito usada no período medieval, pelos egípcios, gregos e romanos. Essa planta fornece minerais, vitaminas, potássio, cálcio e fósforo. Ajuda no funcionamento do sistema digestivo, auxilia no combate às cólicas, possui propriedades calmantes e características vermífugas. É utilizada na culinária em pratos doces, salgados e na preparação de bebidas refrescantes. Combina com cenoura, saladas, ervilhas, beterrabas e carne de porco. O aroma característico também faz com que o hortelã também seja muito utilizado na produção de cosméticos. É possível comprá-la fresca ou em pó. Pode ser guardada em sacos plásticos na geladeira.

Mostarda

Nome Científico: Sinapis alba 

Sazonalidade: julho a novembro/janeiro a fevereiro

A mostarda é uma hortaliça antiga, rica em cálcio, ferro, vitaminas e rica em proteínas. Aumenta a imunidade, ajuda no processo de digestão e incentiva a atividade cerebral. Na antiguidade era muito usada na culinária. Para comprar evite as folhas murchas e amareladas e dê preferência nas que forem mais frescas. Para guardá-la na geladeira é necessário higienizar as folhas e colocar em um saco plástico fechado. Pode ser consumida crua ou cozida, mas possui um sabor forte. As sementes da mostarda são usadas para temperar carnes e saladas.

Repolho

repolho no pé

Nome Científico: Brassica oleracea

O repolho é uma verdura que ajuda no combate ao colesterol, o envelhecimento precoce e no bom funcionamento do coração. Quando for comprá-lo atente-se aos que estiverem firmes, sem manchas ou perfurações. Evite manusear o repolho bruscamente, pois as folhas estragam com facilidade. Guarde o repolho na geladeira sempre na parte inferior e retire as folhas mais feias. O consumo é feito com a verdura crua ou cozida (no formato de chucrute).

Rúcula

Nome Científico: Eruca sativa

Sazonalidade: ano todo principalmente de maio a outubro.

A rúcula tem origem no Mediterrâneo e durante a Idade Média teve seu consumo proibido nos mosteiros europeus. Foram os italianos que trouxeram a rúcula para o Brasil. Essa verdura tem um sabor amargo e pode ser consumida refogada ou crua. No entanto, costuma ser mais usada em saladas e temperada com azeite e condimentos. Também é possível bater a rúcula com laranja ou cenoura para obter um suco desintoxicante. A rúcula ajuda a provocar o apetite e possui uma boa quantidade de vitaminas e rica em proteínas e sais minerais. É muito boa contra o colesterol e os problemas do coração. Durante a compra dê preferência as folhas mais verdes e firmes evitando as que mais amareladas e murchas. Ela pode ficar apenas três dias na geladeira.

Salsa

Nome Científico: Petroselinum sativum L.

Sazonalidade: maio a fevereiro

A salsa é uma planta mediterrânea aromática que passou a ser usada na culinária a partir da Idade Média, pois antes era destinada a produção de remédios. Primeiramente consumida apenas na Europa, a verdura foi levada para outros países ao longo dos anos. É rica em vitaminas A, C e Complexo B. Além disso, também é fonte de potássio, ferro, enxofre e magnésio. Também é indicada no combate dos problemas do coração e a hipertensão. Compre os maços que tiverem as folhas mais verdes e inteiras. Para guardá-la pique a salsinha e reserve em uma vasilha fechada na geladeira. A salsa é usada para temperar pratos quentes e molhos.

Tomilho

Nome Científico: Thymus vulgaris

O tomilho é um subarbusto que é fonte de vitaminas C, D, complexo B, iodo e sulfato. Para conservá-lo guarde em um saco fechado na geladeira ou dentro de uma vasilha de água gelada. Para utilizar o tomilho em pratos pique e amasse as folhas com as mãos. É usado no preparo de carnes, sopas e molhos.