lagarta na plantaNa hora de plantar as verduras fique atento ao período ideal de plantio, pois isso interfere no preço final dos produtos. Além disso, fatores climáticos e pragas podem prejudicar as plantações. Muitas pragas aparecem principalmente durante a primavera porque é um período de grande atividade na natureza. Veja as principais pragas que atacam as plantas:

Pulgões: Insetos que podem adquirir várias cores e são os culpados por sugar a seiva das plantas. Eles enfraquecem as plantas, deixam as folhas amareladas e podem repassar doenças. Devem ser combatidos assim que forem constatados para evitar a proliferação.

Cochonilhas: Pequenos insetos que ficam nas fendas e dentro das folhas. Ela acaba com a seiva da planta e solta uma substância pegajosa que atrai fungos.

Moscas Brancas: São pequenos insetos brancos que ficam nas folhas das plantas e liberam um líquido pegajoso que aumenta o risco de fungos. As pequenas larvas criadas por elas rapidamente se multiplicam se não forem combatidas.

Lesmas e Caracóis: Eles comem as folhas, as flores e o caule das plantas, principalmente durante a noite.

Lagartas: As lagartas são insetos que atacam muito mais as plantas de jardim, mas costumam ser encontradas também em outros tipos de vegetação. Elas danificam folhas novas, hastes e brotos. Se não for uma enorme quantidade de lagartas o ideal é elimina-las individualmente com o auxílio de uma proteção evitando queimaduras na pele.

Ácaros: Os ácaros atacam as folhas, flores e brotos deixando o local com um aspecto ferroso. São insetos muito pequenos para serem vistos a olho nu, mas formam uma fina teia por onde passam.

Percevejos: Insetos que soltam um odor ruim quando são ameaçados e provocam a queda dos frutos e folhas da planta. Assim como as lagartas, eles também devem ser retirados um a um.

Tatu-bolinha: Esses pequenos bichinhos se enrolam e ficam mais escondidos. Eles passam doenças as plantas e se alimentam dos caules e folhas. Nesse caso também é importante retirá-los separadamente.

Nematóides: Atacam as plantas a partir do solo e se o ataque for muito forte a planta acaba morrendo. Em alguns casos é necessário eliminar a planta infectada para evitar contaminação.

Formigas: São culpadas por cortar pedaços das folhas para levar ao formigueiro.

Plantio Legumes e Verduras

época de plantio

Verduras e Legumes em Várias Estações

Abóbora

Época de colheita: de 120 a 150 dias após a semeadura.

Dicas: Quando o cabo estiver seco e a casca dura, ela já pode ser colhida.

Batata

Época de colheita: de 80 a 100 dias após a semeadura.

Dicas: Quando florescer e as folhas começarem a amarelar, ela deve ser retirada.

Beterraba 

Época de colheita: de 60 a 120 dias após a semeadura.

Dicas: As beterrabas mais jovens têm melhor sabor. 

Cenoura

Época de colheita: O ano inteiro - de 60 a 120 dias após a semeadura.

Dicas: Não utilize o método do replantio e o faça direto.

Repolho

Época de colheita: de 80 a 100 dias após a semeadura.

Dicas: A planta deve ser retirada por inteiro quando a cabeça estiver firme e roliça.