pimentões coloridosAs cores dos alimentos podem determinar a quantidade de nutrientes que eles possuem. Há indícios que afirmam que, quanto mais forte e escura for a cor de um alimento, maior será a quantidade dos nutrientes encontrados. No entanto, isso ainda não foi comprovado cientificamente. O que se sabe é que os pigmentos que dão cores aos alimentos ajudam a prevenir e combater doenças.

O betacaroteno é um dos pigmentos encontrados verduras e legumes de cores amarelo, laranja e verde-escuro. Ele ajuda na prevenção do câncer, aumenta a eficácia do sistema imunológico e melhora o aspecto da pele. O licopeno, encontrado nos alimentos vermelhos, atua como um ótimo antioxidante, combate os radicais livres e previne o câncer de próstata de mama. A antocianina é outro pigmento encontrado nos alimentos de cor roxa e azulada. Ele também atua como um antioxidante, na redução do colesterol e no combate aos radicais livres. Já a antoxantina está presente nos alimentos brancos como o alho e previne o surgimento do câncer, auxilia na redução do colesterol e dos radicais livres.

É importante variar nas cores dos alimentos consumidos para aumentar os benefícios da boa nutrição. Vejam o significado das cores de cada verdura e legume:

Azul e Roxo: Os alimentos dessa cor tem uma grande quantidade de nutrientes que beneficiam a saúde, como o polifenol e a antocianina. Eles possuem uma grande propriedade antioxidante e ajudam a prevenir doenças cardíacas. Ajudam a pele, os rins, o aparelho digestivo e diminuem a ação do envelhecimento. Exemplos: aspargo roxo, chicória roxa, repolho roxo, berinjela, batata-roxa.

Verde: Contém um número expressivo de substâncias químicas vegetais como a luteína (pigmento amarelado) e imidazol. Essas substâncias auxiliam na redução da incidência de câncer, melhoram a visão, e fortalecem ossos e dentes. Os alimentos da cor verde são ricos em ferro, fósforo e cálcio. Exemplos: rúcula, grãos verdes, couve-flor, brócolis, repolho verde e chinês, chuchu, pepino, folhas verdes, quiabo, cebola verde, ervilha, pimentão verde, espinafre, abobrinha, agrião.

Branco/Marrom/Cor de canela: Os alimentos de cor branca contêm nutrientes vegetais como a alicina, encontrada na família da cebola. Têm uma importante participação no combate às doenças cardíacas, deixando estáveis os níveis de colesterol e reduzindo a incidência de câncer. Esses alimentos ajudam a melhorar o funcionamento do sistema nervoso e reduz o surgimento de coágulos na circulação. Exemplos: milho branco, alho, gengibre, cogumelo, cebola, batata, nabo, couve-flor.

Amarelo e Laranja: Legumes dessa tonalidade possuem quantidades de substâncias antioxidantes como vitamina C. Também possuem nutrientes como carotenoides e bioflavoinoides. Ajudam a manter o funcionamento do coração e o sistema imunológico. Ajudam na prevenção do câncer. Exemplos: cenoura, milho verde, pimentão amarelo, abóbora, repolho, abóbora moranga, batata-doce, tomate.

Vermelho: Contém nutrientes vegetais que incluem o licopeno, ácido elágico e antocianina. Ajuda na saúde no coração, a memória e mantém a saúde do sistema urinário, dessa forma reduz os riscos de câncer. São ótimas fontes de carotenóides que ajudam no surgimento da Vitamina A. Exemplos: rabanete, chicória, tomate, batata vermelha, cebola vermelha, beterraba, pimentão vermelho, ruibarbo.

Nutrientes dos Alimentos

Ácido fólico: ajuda a reduzir as doenças cardiovasculares.

Antocianina: antioxidante e eficaz no combate danos nas células e reduz o colesterol.

Betacaroteno: antioxidante, protege as artérias, combate as infecções e previne determinados tipos de câncer.

Cálcio: fortalecimento dos ossos.

Clorofila: ajuda na imunidade.

Enxofre: auxilia na renovação celular.

Ferro: principal agente da produção de hemoglobina, que leva o oxigênio às células.

Fósforo: bom para os ossos e para a memória.

Glicosinolatos: protege contra o câncer.

Licopeno: previne o tumor de próstata.

Magnésio: ajuda o sistema imunológico.

Potássio: auxilia no funcionamento dos rins e na pressão arterial.

Selênio: combate radicais livres nas células.

Vitamina A: poder antioxidante.

Vitaminas do complexo B: eliminam toxinas.

Vitamina C: ajuda a absorver ferro e é fundamental para o sistema imunológico.

Zinco: auxilia na atividade enzimática.