Muitas pessoas deixam de comer verduras e legumes porque acham que são pratos complicados de fazer ou porque estragam mais rápido. Mas isso não pode ser desculpa para não cozinhar esses alimentos no dia a dia. Veja algumas dicas para ter Verduras e Legumes frescos todos os dias:
- Quando comprar verduras em maços, retire do plástico e armazene as folhas em local apropriado;
- Não corte toda a extensão do talo de um legume se não for usa-lo naquele momento;
- Faça furos nos sacos onde for guardar esse tipo de alimento;
- Lave as verduras e legumes antes de armazená-las na geladeira;
- Não as coloque perto das frutas.
Para começar a preparar as verduras higienize as mãos corretamente para não passar nenhum tipo de bactéria durante o preparo. Quem prepara verduras e legumes precisa ter cuidado, pois ao cozinhá-los diretamente na água causa a perda da maioria de seus nutrientes e vitaminas. Caso o alimento tenha que ser realmente cozido, o ideal é preparar o prato junto com a casca para conservar alguns nutrientes. Evite também que as verduras fiquem muito tempo dentro da geladeira, pois o armazenamento prolongado causa a perda de nutrientes. Mas, a principal forma de cozinhar os alimentos sem grandes perdas é cozinhá-los no vapor.
A maioria dos pais passa por um dilema durante o crescimento dos filhos: fazê-los comer mais verduras e legumes. Muitas vezes por falta de costume elas acabam odiando algo que nunca experimentaram. Até os cinco anos de idade o ideal é que os pais ofereçam uma variedade desses alimentos para a criança conhecerem os sabores e texturas.
Por mais que o filho não goste de consumi-los, elas são extremamente importantes para o desenvolvimento saudável do corpo porque oferecem nutrientes e vitaminas necessárias para o crescimento infantil. A principal dica é oferecer as verduras e legumes de forma inusitada para seu filho. Prepare pratos divertidos, cortes e cores variadas e use a imaginação infantil para transformar esse consumo em algo agradável e gostoso. Cozinhe batata-baroa, cenoura, abobrinha, couve-flor, brócolis, repolho e chuchu no vapor e preserve as propriedades nutricionais desses alimentos. É essencial que você respeite a vontade de seu filho e não insista muito com verduras e legumes que ele provou e não gostou.
Os micro-organismos encontrados em alimentos crus podem causar disenteria. Por isso, é muito importante a limpeza desses alimentos. Não basta só lavar em água corrente e sim fazer uma intensa higienização. A primeira precaução é ter cuidado no momento da compra dos produtos. Ou seja, verifique se os alimentos não estão danificados ou amassados. A compra de alimentos já cortados é outro perigo, pois se o alimento for contaminado na hora do corte, o seu interior também ficará comprometido.
As verduras devem ser lavadas para a retirada do excesso de terra e para eliminar machucados que possam ter insetos. O primeiro passo é colocá-las em uma solução para desinfetar e depois realizar uma nova lavagem em água corrente e só depois o consumo deve ser feito. Os legumes devem ser lavados da mesma forma. Se o consumo for feito com a casa, é recomendável a lavagem com uma bucha específica para retirar a camada de agrotóxico e posteriormente mantenha a higienização normal.
Solução de Vinagre
Deve-se colocar duas colheres (sopa) de vinagre para cada litro de água. As verduras devem ficar mergulhadas no líquido por 30 minutos. Após o período, é preciso lavá-las novamente em água corrente.
Solução de Água Sanitária
Uma colher (sopa) de água sanitária adicionada a um litro de água. Os alimentos devem ficar imersos nessa solução por 15 minutos para a eliminação de possíveis bactérias. Depois, é só realizar uma nova lavagem em água corrente.
Obs: Evite lavar legumes com detergente, pois resquícios do produto podem ficar nos alimentos e contaminar que consome.