logo2gif.gif









Higienização
Os micro-organismos encontrados em alimentos crus causam disenteria. Por isso, deve-se realizar uma limpeza desses alimentos. Não basta só lavar em água corrente; é necessária uma intensa higienização. As principais vítimas da falta de higiene são as crianças, os idosos e as mulheres grávidas.

A primeira precaução é o cuidado no momento da compra, alimentos que já estejam danificados ou amassados devem ser evitados. A compra de alimentos já cortados é outro perigo, pois se o alimento for contaminado na hora do corte, o seu interior também ficará comprometido. As verduras devem ser lavadas para a retirada do excesso de terra, machucados que possam ter insetos. Primeiro deve-se colocá-las em uma solução que desinfete as verduras. Logo depois, deve ocorrer uma nova lavagem em água corrente para que esteja pronta para o consumo.

    torneira.jpgOs legumes devem ser lavados da mesma forma. Se o consumo for feito com a casa, é recomendável a lavagem com uma bucha específica para retirar a camada de agrotóxico e posteriormente a higienização normal.

 - Lavar bem os alimentos também auxilia na higiene pessoal.
 
 
 
Tipos de Higienização

  • Solução de Vinagre
   
    Devem-se colocar duas colheres (sopa) de vinagre para cada litro de água. As verduras devem ficar mergulhadas no líquido por 30 minutos. Após o período, é preciso lavá-las novamente em água corrente.

  • Solução de Água Sanitária

    Uma colher (sopa) de água sanitária adicionada a um litro de água. Os alimentes devem ficar imersos nessa solução por 15 minutos para a eliminação de possíveis bactérias. Depois, é só realizar uma nova lavagem em água corrente.



Site desenvolvido por KERDNA Produção Editorial LTDA