logo2gif.gif









Como fazer uma horta
Para fazer um canteiro para o cultivo, devem ser retiradas pedras, mato e tocos. Marque o local com pedaços de pau e um cordão. Revolva a terra e aplique de 200 a 300 gramas de cal hidratada pelo menos dezoito dias antes do plantio. Após sete dias, podem ser colocados adubos naturais e após uma semana, deve-se colocar de 100 a 200 gramas de adubo químico, que deve ser distribuído uniformemente pela terra. É necessário que o terreno seja nivelado posteriormente. Após 1 semana do último procedimento, o plantio das sementes e mudas pode ser feito.

    semente.jpgO cultivo de verduras e legumes pode ser feito em sua casa por meio de uma horta. A primeira horta pode ser pequena e a escolha do que será plantado deve ser feita com base na resistência às pragas a sua adaptação ao clima de sua região. As semeaduras devem ser sucessivas e é recomendável que se use sementes ou mudas.

    Uma outra alternativa é a compra de mudas já grandes, adquiridas em viveiros, para obter um resultado mais rápido. O adubo vegetal deve ser colocado em fileiras e no meio das plantas. A horta deve ser verificada todos os dias para cuidados como regar, colher e procurar pragas. A horta deve ser regada no começo da manhã ou no fim da noite, pois se for regada no horário mais quente do dia, elas poderão perder a umidade com a evaporação. O cultivo de verduras e legumes da mesma família deve ser evitado, para evitar o surgimento de pragas e doenças.

    O esterco animal (utilizado como adubo), pode ser substituído por um adubo orgânico feito em casa, utilizando: restos de comida, mato, cascas de frutas, folhas em geral e outros. Deve-se fazer um buraco e jogar todo o material que deve receber água pelo menos duas vezes na semana. Quando a mistura estiver curtida, o adubo estará pronto. Para certificar se ela está curtida, pode-se colocar uma chapa de metal no fundo do buraco. Se ela sair fria está pronta para o uso; se estiver quente, deve-se colocar mais água.

Local correto

    É necessário verificar o escoamento da água, a fim de evitar o excesso no cultivo de legumes e verduras. O local deve ser escolhido com base na incidência de sol que, preferencialmente, deve ser pela manhã. Procure formas de legumes e verduras como abobrinha e abóbora, sendo que o plantio pode ser tanto horizontal como vertical.

    Por mais que as plantas maduras necessitem do sol, é recomendável a utilização de uma tela para proteger as mais jovens do sol da tarde. O solo deve ser manter sempre úmido até as primeiras mudas aparecerem.

Sementeira

     
    Local onde são plantadas as sementes de hortaliças para que possam ser transferidas para o canteiro. Na horta que será feita em casa a sementeira nãhortao utiliza adubo químico e devem ser adicionadas as sementes com base no número de mudas que você deseja, sendo que elas são colocadas dentro de sulcos feitos na terra umedecida.  Deve ser regada duas vezes ao dia. Já as mudas devem ser realocadas quando já tiverem de 4 a 6 folhas e deve-se ter cuidado para não prejudicar a raiz.

Plantio no pneu
    
    Serão necessários dois pneus velhos, feno, composto para vasos e tubérculos de batata com brotos. O pneu deve ser deitado no chão e, logo depois, uma camada de feno deve ser adicionada. Em seguida, o composto. Após esse procedimento, devem ser colocadas algumas batatas com brotos, sendo que elas devem ser cobertas novamente com o composto. Regue-as bem. Quando elas começarem a crescer, coloque o outro pneu por cima e acrescente feno e o composto para vasos. Colha as primeiras batatas depois de alguns meses e retire a colheita, caso as folhas comecem a morrer.

Cuidados

Sementes: É preciso verificar informações como a variedade e validade, a espécie e procedência. A semente deve ser semeada de acordo com a época do plantio.

Os inseticidas: Os de origem química não devem ser usados, pois causam danos à saúde.

Água: Deve-se utilizar água limpa para regar o canteiro.

Remédios: Ao aplicar remédios nas hortaliças, aguarde um período para comê-las.

Rotação de Cultura: Após cada colheita, deve-se alternar o tipo de plantio.



Site desenvolvido por KERDNA Produção Editorial LTDA